O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

sábado, 5 de maio de 2007

Gibson Les Paul Goldtop


A Les Paul 1952 possui dois captadores P-90 single coil, trapézio e cordas colocadas sob um par de barras de aço.
O peso e as características do som da Les Paul foram aumentados devido à construção em mogno e maple: ambas são madeiras completamente pesadas.
Nas Les Pauls 1952 nunca foram incluídas seriais e são consideradas por alguns como modelos protótipos Les Paul.
Interessante dizer que o esquema do projeto de alguns desses modelos variavam.Por exemplo, algumas dessas Les Pauls vieram com os captadores P-90 encapados de preto ao invés da cor creme.
Esses modelos, chamados de “Goldtop” ganharam um grande interesse de colecionadores, e conseqüentemente, o valor nostálgico desse instrumento é inestimável.
A primeira Gibson Les Paul feita foi considerada uma guitarra perfeita. Mas, a guitarra original Les Paul teve problemas a respeito da entonação, ângulo do braço e volume.
A resolução desses problemas tornou-se o foco do projeto, e conseqüentemente tiraram o trapézio deles e desenvolveram um “wrap-around”(1953), e então, para melhoras a Gibson desenvolveu o sistema da ponte Tune-o-Matic(1954).
As mudanças da Les Paul ocorreram junto com os avanços da tecnologia na área das guitarras elétricas. Por exemplo, em 1957, o P-90 foi substituído pela novidade da Gibson, o “humbucker”, que foram feitas especialmente para tirar o ruído do som devido à influência magnética dos distúrbios causados pela eletricidade.
Essa inovação melhorou o som e as vendas da linha Les Paul.

Nenhum comentário: