O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Fender & Stratocaster


De 1959 á 1967, a Stratocaster foi equipada com a escala em rosswood, junto a uma variedade de cores baseadas nas pinturas de carro e nos trabalhos de pinturas que apelavam para a cultura do surf, oexemplos de pioneiros no uso, foram: The Surfaris, The Ventures e The Beach Boys e Dick Dale, o último citado colaborou com Leo Fender no desenvolvimento do amplificador Fender Showman. Em meados de 1960, o instrumento também foi usado por Hank Marvin - guitarrista dos Shadows, uma banda que originalmente foi apoiada por Cliff Richard e os instrumentos usados eram do mesmo. Assim diferentes músicos se atraiam pelo som de Hank Marvin inclusive Beatles.
Inicialmente a Stratocaster era evitada e havia preferência por outras marcas.
As fabricações do braço de maple em uma peça foram suspensas em 1959, mas em 1967 veio a opção do braço feito de vários pedaços de maple com escala em rosswood ou maple.Em 1969, depois de 10 anos de ausência, o braço com uma peça de maple foi novamente retomado como outra opção.
Muitos artistas (Buddy Guy, Rory Gallagher, Eric Clapton, Jimi Hendrix e Mark Knopfler) descobriram que o seletor podia ser colocado entre as três posições já oferecidas, para uma variedade adicional de tom.Depois de 1977, as Stratocaster começaram a ser fabricadas com 5 posições para que as tais descobertas citadas anteriormente sejam mais estabilizadas.
Nos anos 1970 e 1980, alguns guitarristas começaram a modificar suas Stratocasters com humbuckers, especialmente na posição da ponte. Normalmente para ser usado no hard rock e heavy metal. Uns bons exemplos disso são as Stratos de Allan Holdsworth e Dave Murray.

A popularidade dessa modificação cresceu e eventualmente, a Fender começou a fabricar modelos com humbucker na ponte como outra opção, diferente do trio single coil, chamada de "Fat Strat", é uma referência ao som dos humbuckers.
Com a venda da Fender para a CBS, não só as Stratocasters mas toda sua linha de guitarras tiveram uma perda de qualidade.
Como consequência, a Fender saiu fora moda em meados dos anos 1960, até o ponto em que a Fender (da CBS) reduziu seu preço até tirar toda sua linha de produção do mercado.
Entretanto Jimi Hendrix e outros guitarristas blues no final dos anos 1960 adotaram a Stratocaster como principal instrumento. Eric Clapton e George Harrison usaram a Stratocaster em 1971 no "Concert For Bangladesh", dando uma audiência maior a guitarra.
Também as Stratocasters "pré-CBS" estão sendo extremamente procuradas e assim são muito caras devido à diferença de qualidade comparada com as "pós-CBS". Recentemente algumas Stratocasters feitas entre 1954 e 1958 foram vendidas por mais de US$175,000. Muitas agora estão no Japão, escondidas como peças de coleção.
Depois do ápice nos anos 1970, as Stratos foram representadas por David Gilmour (Pink Floyd), Ritchie Blackmore (Deep Purple), Eric Clapton e Mark Nopfler (Dire Straits), entre outros guitarristas no início dos anos 1980.
Durante esse tempo, a CBS-Fender cortou custos suprimindo características da linha padrão de Stratocaster, mesmo após um "revival" de Blues que caracterizaram a Strato, como Stevie Ray Vaughan, Robert Cray e Buddy Guy.
Na Inglaterra, Hank Marvin usou a primeira Stratocaster a ser exportada para a Europa, tocando até o fim dos anos 1980, tornando isso a primeira Stratocaster Signature.
Em 1985 a Fender foi adquirida por William Schultz, retomando a ótima qualidade das guitarras, assim a Fender pode retomar o mercado e sua reputação.





Nenhum comentário: