O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Um pouco sobre a Fender Stratocaster


A Fender Stratocaster foi criada pela parceria de Leo Fender e Freddie Tavares em meados de 1950.

A Stratocaster é uma das guitarras mais populares e copiadas do mundo.Esse nome foi dado por ser sinônimo de tecnologia.

Enquanto as vendas da Telecaster estavam nas alturas, muitos guitarristas começaram a usar um acessório chamado “Bigsby” que permitia grande distorção do som. Ao invés de adicionar Bigsby nas guitarras, Leo Fender resolveu produzir, uma nova linha de guitarras, de custo mais caro, feita da madeira “Ash” ou “Alder” com até então uma inovação: o Tremolo.Essa decisão foi influenciada pelos guitarristas Rex Gallion e Bill Carson, que pediam um corpo sem aquelas bordas duras da Telecaster.Esse novo projeto em Ash foi baseado no baixo Precision 1951.

Na fabricação do corpo da Strato, uma grande parte de trás da guitarra, e na parte do tremolo (a alavanca que serve para variar a tensão das cordas por um certo tempo) foram desenhadas especialmente para o conforto do guitarrista e para ele ter acesso mais fácil ao Tremolo.

A guitarra também caracterizou-se por apresentar a parte elétrica mais complexa do que a Telecaster: três captadores Single-Coil, cada um com pólos magnéticos balanceados, chave de três posições (a partir de 1977 passa a ser 5 posições), 1 seletor de volume e 2 controladores de tons.

Três captadores single-coil já era uma inovação usada pela Gibson desde 1949. Entretanto, os captadores da Fender eram muito mais compactos.

A produção mais comum era o modelo two-tone nitrocellulose 'sunburst' finish, braço em maple, corpo em ash. Outras fábricas começaram a copiar essas inovações imediatamente devido ao lucro dado pelas Stratocasters á Fender de US$249.50(hoje em dia seria aproximadamente US$1.850,00).

Nenhum comentário: