O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

sábado, 7 de abril de 2007

Telecaster Deluxe



A popularidade do heavy metal no final dos anos 1960 obrigou a Fender a mudar sua estratégia: inovar e utilizar outro captador além do single-coil, já que estes não atendiam ao estilo dos guitarristas que visavam o som sustento e extenso que vinha dos humbuckers.
Por isso, a Fender contratou um antigo empregado da Gibson chamado Seth Lover, o próprio inventor do humbucker, que veio para editar outro humbucker para ser usado nas guitarras da Fender. O resultado dessa parceria foi um humbucker conhecido como Wide Range, e esse foi usado em diversas Fenders incluindo a Deluxe,Custom e Thinline Telecasters.
A Deluxe foi lançada em 1972.
As humbuckers Telecasters não atingiram um número significativo de vendas comparadas aos da Gibson Les Paul, então a fabricação da Telecaster Deluxe parou em 1981. Entretanto em 2004 a Fender decidiu voltar a fabricar a Deluxe, provavelmente devido ao sucesso tardio da versão de 1972.
A Deluxe é a única dentre as Telecaster que teve braço aumentado, apresentando 21 trastes, número igual aos da Stratocaster. O braço também apresentava a placa de junção no estilo "micro-tilt", semelhante aos outros Fenders da época.
O formato do corpo era similares aos das outras Telecasters, com uma pequena diferença: um corte na parte de trás, semelhante aos das Stratocasters. No mais, a Deluxe apresentava o mesmo corte em relação ás outras Telecasters - aquela pequena curva perto do lugar em que braço se junta com o corpo. A Deluxe foi
feita numa das máquinas mais modernas da época.
A versão de 2004 apresenta uma diferença entre a original, ela não tem o estilo de corpo "notchless".
A captação é representada por dois humbuckers "Wide Range", que possui um som "gordo", mas eles retêm o brilho.
A maioria das Deluxes produzidas possuía um "hard-tail" fixada com a ponte, embora nos primeiros anos de produção uma ponte de vibrato poderia vir com a guitarra. Como essa não foi uma opção padrão, os modelos com ponte vibrato são um tanto quanto raros...
Os botões de volume/tom usados na maioria das Deluxes eram iguais aos usadas nas Fenders "Blackface” (linha de amplificadores), entretanto em meados de 1970, esses botões foram trocados por outros que eram usados na Stratocaster.

Eu não encontrei nenhum vídeo da Tele Deluxe, quando eu achar postarei aqui.

Nenhum comentário: