O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

domingo, 8 de abril de 2007

Telecaster Custom


Desde o seu lançamento, as lojas geralmente se referiam a guitarra como “1972 Custom”, por ser o ano em que o modelo foi lançado.
Em meados de 1960, a popularidade do single-coil diminiu, as novas estrelas como Eric Clapton e Mike Bloomfield plugavam os humbucker da Gibson nos overdrives da Marshall.
Guitarristas iniciantes manifestaram desejo por um som cheio e limpo, aquele que a Telecaster não podia oferecer. Para sair dessa, muitos guitarristas retiraram seus captadores de braço das Telecaster e colocaram no lugar o humbucker.
Muitos guitarristas sentiam que faltava no captador do braço, o “Rock and Roll vibe”. O captador original era excelente para timbres de Jazz, mas os guitarristas sentiram que deveriam trocar pela limpeza do humbucker, queria dar a Telecaster uma segunda voz do Rock.
A Telecaster Custom foi uma resposta á entrada do humbucker na indústria e a crescente dominação da Gibson. A Fender , demonstrando reação, lançou as Fender Wide Range humbuckers feitas por Seth Lover, o homem que criou humbucker da Gibson.
A Telecaster Custom foi produzida em 1972 e final de 1981. Para descobrir o seu ano, basta olhar se tiver ostentado símbolo “Custom” e “Welsh-hat” e ter botão de volume e tom próprio da Telecaster será provavelmente antes dos anos 1977. Já que depois desse ano, os botões viriam a ser do tipo das Stratocaster, e o símbolo “Custom” modificado para padrão de escrita em itálico.
Entretanto, ambas as versões feitas do ressurgimento da Fender Range Humbucker, não apresentam as mesmas características que a original. A original WRH era feita de CuNiFe(cobre,níquel e ferro) e pólos de cobre, enquanto a nova versão tem um set padrão feitos de AlNiCo(Alumínio,níquel,cobalto). Comparado ao WRH original, a nova versão deixa a desejar na transparência. Poucos guitarristas renomados na época usaram a Tele Custom, como Keith Richards. Parte do problema da Fender foi originada pela madeira muito densa de suas guitarras – algumas Tele Custom originais pesavam entre 8 e 9 lbs e o som se forçava demais. Apesar disso, apresentava um som diferenciado comparado ao da rival Gibson.
Um bom exemplo para esse som é:

Rolling Stones with Keith Richards – Beast of Burden
http://www.youtube.com/watch?v=UZH1aOZY9Tc

Rolling Stones with Keith Richards – Going to a go-go
http://www.youtube.com/watch?v=FugW9EtBOBQ


Embora a Telecaster esteja relacionada a classic rock, blues e country, a Tele Custom se acomodou mais no Punk Rock e Indie.

4 comentários:

Anônimo disse...

Gilberto, seu blog é fantastico.
Tava com uma grande decepção.... Queria comprar uma Squier Stantdard Fat Telecaster e parce q saiu de linha. Ao menos nos USA (trariam pra mim). O q vc acha desta guitarra?
Por outro lado,vi que os Humbucking da Tele Custom nao descaracterizam tanto sua sonoridade. Lhe adicionei no msn, qdo puder falar, estou a disposição.

Um abraço e Parabéns

Marcel
marcel.ambiente@hotmail.com

Anônimo disse...

Aliás, ia me esquecendo... pq as tele custom mudaram pra 2 humbuckers com o tempo? Pelo q eu entedi o projeto original era de um single e um humbucking...

Valeu

Marcel

Unplugged disse...

Oi, eu acho que devo melhorar um pouco a clareza do texto hehehe

O projeto original era single coil e humbucker, e continuou assim!

Abraço

Big Alex disse...

as com 2 HB são as tele Deluxe