O objetivo desse blog (totalmente em português) é trocar informações sobre a história das guitarras, bem como ajudar e/ou informar você.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Gretsch Duo Jet



As guitarras Jet da Gretsch são na maioria idênticas, com exceção da cor. A DuoJet é preta, a FireBird é vermelha e a SilverJet é naturalmente estampada com material de plástico de prata fosco.
A DuoJet e SilverJet foram às primeiras lançadas, em 1954.
As Jets diferem significamente das outras no mercado, devido o seu corpo feito em mogno, fazendo-lhe de fato, um corpo semi-sólido. Proporciona também um brilho maior do que as outras guitarras aparentemente iguais, e também adiciona uma resonância especial a linha.
As Jets possuem dois DeArmond pickups e marcadores de bloco.
Algumas Duo-Jets foram acabadas no Verde Cadillac, hoje em dia eles são considerados raros. Mais raros ainda são os que contêm tremolo Bigsby B-3 que foi uma opção extra para essa guitarra.
Lá pelo fim dos anos 1950, as Jets vinham com marcadores semicircular dos trastes "neo-classic", possuíam dois captadores FilterTron, o Bigsby virou um acessório mais comum e um "traste zero" foi adicionado.
A grande mudança veio em 1961, quando as Jets começaram a ser feitas em corte duplo.
Os vibratos se tornaram acessório padrão em 1961, mas eles não eram Bigsbys. Ao invés disso, foram usados tremolos Burns-sourced. Outra mudança para 1962 incluíram ferragens douradas no lugar dos cromos e com acabamento em faíscas, incluíram dourado, champagne,burgundy e tangerina como opção, Gretschs com esse tipo de acabameno também são muito raras. Um interruptor de espera também foi adicionado em 1962.
O Bigsby volta novamente em 1968, e os captadores instalados foram os SuperTron. Essa configuração durou até 1970, quando a Gretsch, estimulada por Duke Kramer e Bill Hagner, voltam para o corte-único no corpo, esperando voltar aos dias de glória.
Os novos 6127 Porsche Pumkin RocJet e os 6130 Mercedes Black Rocjet tiveram uma pequena diferença nos corpos em comparação aos Jet's dos anos 1950, porém eles foram visados justamente para recapturar os clássicos. O modelo Country Roc remanescente do Roundup foi também introduzido. Todas com partes cromadas, captadores SuperTron e controles tipo Les Paul com 2 botões de volume e 2 de tom, dando um maior controle de volume. Uma placa de identificação foi decorada no headstock.
Por alguns anos em meados de 1970, a linha da Jet foi tratada como parte respeitada das linhas da Gretsch ao invés de ser tratado como uma LesPaul barata.
Lá pelo final dos anos 1970, Baldwin havia feito testes de cotidiano na Gretsch, e as Jets novamente apontaram linha aparente as Gibson's Les Paul com controladores do tipo Les Paul, uma ponte BadAss e dois captadores DiMarzio. Eles não obtiveram sucesso, e assim era a Jet dos anos 1970. Nesse tempo elas apresentavam uma pequena semelhança no shape,som,timbre e características com os Jets clássicos.

Um comentário:

badzwisk disse...

Essa idéia dos caras tentarem fazer a s jets soarem ou parecerem com Les Pauls foi furada... A gretsch Duo jet é legal pq tem um som proprio, caracteristico e diferente das gibsons, outra praia...